sábado, 4 de abril de 2009

Parceria público-privada entre Prefeitura e Posto Cidade traz rampa de motocross

Fotos: Marcelo De Marco

Em parceria público-privada (PPP) inédita a Prefeitura de Vitória de Santo Antão e o Posto Cidade (bandeira DISLUB) constroem, em plena Av. Mariana Amália, rampa com a finalidade de enriquecer ainda mais o desporto da motovelocidade no município das Tabocas. O Posto Cidade incumbiu-se da execução da obra, mas preferiu não informar valores. Já a Prefeitura do Sr. Elias Alves de Lira (DEM), através da Secretaria de Obras, entra para a história por conceder licença para a construção do 1º circuito ao ar livre de motocross em nossa cidade.

Freestyle, para mototaxista nenhum botar defeito

Na verdade, a modalidade do motocross a ser beneficiada com a construção da rampa é o freestyle motocross (FMX), desporto relativamente novo – o que evidencia ainda mais o caráter de vanguarda e o ineditismo da medida na Terra do Rolão de Mortadela e da Cachaça. Não se trata de corrida. Tem a ver, apenas, em executar manobras acrobáticas enquanto salta de moto de motocross. O vencedor é escolhido por juízes que avaliam o estilo e performance dos pilotos, o nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos expectadores.

Rampa é aprovada, com ressalvas, no teste do Inmetro: pedestre
usa contrapeso para se equilibrar. Faltam ainda as chamadas
ranhuras (groove) para dar mais aderência nos períodos de chuva

As competições de motocross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 Km. Essas vias incorporam, muitas vezes, características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas e curvas. Entretanto, sentido a necessidade de um terreno mais favorável para a prática desse esporte, é que a direção do Posto Cidade teve a feliz iniciativa de construir a rampa – em concreto – que, aqui para nós, proporcionará um espetáculo à parte de imagens. Possibilitando ao expectador visualizar o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites.

Pista de freestyle recebe últimos retoques. Ainda não
foi confirmada a presença de Lula à festa de inauguração

Realmente, é de tirar o chapéu! Está ficando uma coisa linda! Dá gosto de se ver! Segundo mototaxistas de plantão que fazem ponto no próprio Posto Cidade, que não quiseram se identificar apenas por razões de puro e mero anonimato, a ideia é de dar mais propulsão à motocicleta no momento em que elas forem chegando para abastecer ou até mesmo estacionar. De fato, não se pode negar que é o empresariado de Vitória pensando GRANDE em conjunto com o Governo de Todos (DEM-PR), proporcionando, portanto, opções de lazer a um tipo de público chegado à adrenalina que só esse esporte radical provoca.

É coisa mesmo de primeiríssimo mundo! Capa de revista! Viva Vitória!

4 comentários:

  1. Da poltrona diz:

    kkkkkkkkkkkk é pra tomar no cool (escrito assim é mais "legal") kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei... quero saber o dia da 1ª competição. É muita adrenalina.
    Será q vão ampliar pra carros tb ????
    A Vizinha

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, não tenho nenhuma intenção de defender certas atitudes do atual governo, apesar de como todos sabem fazer parte do mesmo nos dias de hoje.
    Mas se faz necessário esclarecer algumas coisas.
    1 - Esta coisa que nós vemos, deve ser estratégia da companhia junto com o proprietário, tentando se livrar de possíveis e iminentes alagamentos da avenida, somado aos novos equipamentos obrigatórios, com instalação exigida pela ANP, onde haveria uma necessidade de se avaliar se cabe ou não manter aquele minusculo espaço como posto de combustível, diante das variáveis que o cercam, principalmente uma série de buerios e galerias de escoamento de esgotos do centro da cidade;
    2 - Existe um problema muito mais sério neste conjunto. De início, a mais de um ano, foi rejeitada pela administração anterior, a autorização para funcionamento de um posto de abastecimento de gás natural, que por razões ocultas, resolveu autorizar no apagar das luzes daquela administração.
    Os equipamentos principais já estão instalados e a Sec de Obras, preocupada com a segurança do Centro Comercial vem em luta de embargo da obra, considerando todos os riscos que estão oferecendo aquela área, com um investimento no minimo insano.
    Outro detalhe. Aquela rampa jamais poderia ser contruida daquela forma, quando consideramos o alto fluxo de pedestres, onde o formato da mesma deverá gerar vários acidentes provenientes de escorregões, face ao formato do piso (super liso), totalmente fora das especificações para o tipo de fluxo de pedestres que o mesmo é exposto.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKK eu mesmo nao entendi nada entao nao falo nada....

    ResponderExcluir