sexta-feira, 10 de abril de 2009

Bandeira é o homenageado, Tezza, Hatoum e Chico Buarque confirmaram presença


FLIP 2009 tem data e autor homenageado

A 7ª edição da FLIP já tem data para acontecer. A Festa começa no dia 1º de julho, quarta-feira, e vai até domingo, 5 de julho. A FLIP homenageia o poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968).

Cristovão Tezza confirmado

Escritor e professor, Cristovão Tezza (1952, Lages, Santa Catarina) é autor do elogiado romance O filho eterno (2007). Inspirado no relacionamento do autor com um de seus filhos, que tem síndrome de Down, o livro venceu a grande maioria dos prêmios literários brasileiros entre 2007 e 2008, como o da APCA e da revista Bravo!, o Jabuti, o Portugal Telecom e o Prêmio São Paulo de Literatura. Colaborador da Folha de S.Paulo e da revista Veja, tornou-se conhecido em 1988 com a publicação de Trapo, sobre um poeta suicida. Atualmente, Tezza dá aulas na Universidade Federal do Paraná e trabalha em um romance inédito.

Milton Hatoum divide mesa com Chico Buarque

Um dos nomes mais destacados da literatura brasileira contemporânea, Milton Hatoum (1952) chamou atenção da crítica em 1989, com a publicação de seu romance de estreia, Relato de um certo Oriente. Nascido em Manaus, costuma discutir, em seus relatos, as contradições da região e as implicações psicológicas da identidade fragmentada de seus personagens. Estas questões estão presentes em Dois irmãos (2000), vencedor do Prêmio Jabuti. Em 2006, o autor recebeu o Portugal Telecom pelo romance Cinzas do Norte. Recentemente, Hatoum publicou seu primeiro livro de contos, A cidade ilhada (2009).

Dawkins na FLIP

O biólogo Richard Dawkins (1941, Nairobi, Quênia) é considerado o principal evolucionista em atividade e foi responsável por clássicas contribuições à teoria da seleção natural, como O gene egoísta (1976) e O fenótipo estendido (1982). Reconhecido pelo esforço de difundir o conhecimento científico para o público não especializado, costuma travar polêmicos debates com representantes da comunidade religiosa. Defensor do ateísmo, lançou em 2006 o best-seller Deus, um delírio.

Alex Ross integra a seleção de convidados da FLIP

Crítico musical da New Yorker desde 1996, Ross escreve sobre música erudita. De postura nada elitista, é famoso pelo esforço de divulgar a música clássica entre principiantes e pelo interesse em compositores pop, como Radiohead e Björk. Seu primeiro livro, O Resto é Ruído (2007), venceu diversos prêmios, além de ter sido finalista do Pulitzer e figurado entre os 10 melhores de 2007 pelo New York Times. No ano passado, Ross foi um dos vencedores do prêmio da MacArthur Foundation, conhecido como “Genius Awards” nos Estados Unidos.

Os dados são do sítio eletrônico da 7ª Festa Literária Internacional de Paraty, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário