quarta-feira, 8 de abril de 2009

Biu Doido

Foto: Divulgação

Recebi essa do poeta Jorge Filó:

Quem nunca ouviu falar em Biu Doido?! Figura folclórica e bastante conhecida de São Jose do Egito. Biu, não era só engraçado, era um gênio de respostas curtas e definitivas. Tanto que os senhores de mais conhecimento de São Zé, faziam questão de indagar Biu, pra ter o privilégio de ouvi-lo numa resposta que desconsertava a pergunta.

Como ele mesmo dizia, Biu não era doido o ano todo, ele era doido todo ano. No período do inverno ele tomava conta de sua roça, numa terra que tinha na zona rural. Ficava uns seis meses sem ir à cidade. Mas quando ia... hum! Certa vez ele tava oferecendo uma terra pra vender a alguns comerciantes na feira, quando um deles perguntou:
– A terra lá é grande Biu?
– Prus lado num é muito não, mas pra baixo, tudo que tiver lá é meu!

Em outra ocasião, pedia sementes de algodão ao dono de um armazém para o plantio, quando este lhe perguntou se a terra era nova, se tinha sido arada, renovada:
– E a terra Biu, é nova?
– É da idade das outras que tão lá.

Mestre Biu Doido, dono de tantas histórias, já é falecido, morreu com mais de setenta anos em São Zé, suas proezas estarão sempre na lembrança daqueles que conviveram com ele, sendo repassadas às futuras gerações. Ou seja, não há de morrer nunca!

E você, conhece algum sujeito desses, de alma singular? Conte a sua história! Quem é o "seu Biu Doido"? Viva a memória!

3 comentários:

  1. Fora os doidos normais, quantos doidos temos nessa cidade mesmo?

    Bola Sete pergunta.

    ResponderExcluir
  2. Eita Biu doido bom da peste! Esse tem cadeira cativa ao lado de Sr. Lunga!!!

    ResponderExcluir
  3. Biu fez parte de minha infancia,conheci e convivi muito com esse poeta. Suas estripulias eram artísticas e poéticas. Muitas vezes encontrei ele decançando debaixo de um pé de Aveloz, no caminho do jaburú. Ainda tenho uma marca na perna de uma pedrada que ele me deu. Também eu era o cão de ruim, mexia com ele só prá deixá-lo nervoso. Porisso é que existe um ditado que moleque foi o cão que criou.

    ResponderExcluir