domingo, 26 de abril de 2009

Alunos do Travessia recebem diploma das mãos do Governador Eduardo Campos


Fotos: Marcelo De Marco

Quero partilhar aqui a minha alegria em ter alunos como Fernando da Silva Diniz – do Programa Travessia, na Escola Estadual Guiomar Krause, no bairro de Jardim Ipiranga, em Vitória de Santo Antão. Fernando obteve desempenho louvável (nota máxima entre alunos de escolas públicas e privadas do Estado) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conquistando – inclusive – bolsa universitária de estudos no valor de R$ 710,00, através do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Hoje, o laureado aluno foi escolhido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e pela Fundação Roberto Marinho para ser o 1º aluno a receber, das mãos do Governador Eduardo Campos e de sua esposa – Renata, carinhoso abraço, diploma e elogios. Quando chamado ao palco pelos atores Dedina Bernardelli e Caio Blat, Fernando foi ovacionado por alunos e docentes que lotaram o Centro de Convenções.

A minha felicidade, enquanto professor, não se resume no sucesso de Fernando, tampouco no fato de sua nota ter majorado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola a qual faço parte. Meu sorriso indisfarçável tem a ver, principalmente, com a surpresa que o Programa Travessia provocou naqueles que apostaram em seu fracasso.

Portanto, aos alunos egressos e aos recém-chegados – digo: valeu a pena as 1600 h/a dedicadas em carteiras, sem o menor conforto, durante esses 18 meses. Vocês – caros alunos – demonstraram que a perseverança é a melhor e maior artilharia contra a pilhéria de professores amedrontados pela própria incompetência e pelo receio de ter a carga horária suprimida. Coitadinhos! Estão, agora, ainda mais preocupados!

A beleza e o encanto do programa em minha escola significaram reinserção social explícita. Por essa razão, sinto-me regozijado com o impacto que trabalhos sérios, como estes, provocam. Não apenas na vida de Fernando, mas sobretudo no dia-a-dia de muitos outros alunos, como: Severina (acompanhada de perto pelo Canal Futura) e Estanislau (que representou – emocionado – os alunos da GRE Mata-Centro, recebendo, do Secretário de Educação Danilo Cabral, diploma).

Posso dizer que esses valorosos aprendizes reencontraram um caminho para novas oportunidades. E é isto que acende em nós a chama viva de sentirmo-nos recompensados e desejosos que esta palma e que este triunfo contagie a todos, e, de maneira especial, àqueles que se permitiram infectar pelo vírus do comodismo e da prática à toa de censurar ideias que já não precisam mais provar que dão certo.

Meus parabéns àqueles colegas, da Escola Estadual Guiomar Krause Gonçalves, que apostaram no esmorecimento do Programa Travessia, que acreditaram no esvaziamento das salas! Meus parabéns, de verdade, pois vocês fizeram de nossa conquista algo ainda mais grandioso, tornaram – ainda que com perfídia e felonia – a nossa vitória ainda mais saborosa. Por esta razão, fazem parte – também – desse feito, dessa história! Meus parabéns sinceros!

8 comentários:

  1. EM UM PAÍS ONDE SE FALA HORRORES DO ENSINO PÚBLICO, SURGE DO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, PRECISAMENTE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, UM ALUNO QUE ENCHEU DE ORGULHO SEUS PAIS SEU PROFESSOR E TODA A DIREÇÃO DESTA ESCOLA E TAMBÉM O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS QUE VIU O RETORNO DO SEU INVESTIMENTO NO ENSINO PÚBLICO, VENDO UM ALUNO DA REDE PÚBLICA GALGANDO O PRIMEIRO LUGAR, TIRANDO A MELHOR NOTA DO ENEM E CONTRARIANDO OS RESULTADOS DO VESTIBULAR ONDE AS ESCOLAS PARTICULARES SEMPRE ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR EM APROVAÇÃO. PARABÉNS PROFESSOR MARCELO, ISTO É FRUTO DO SEU ESFORÇO E DA SUA DETERMINAÇÃO E DE TODO CORPO DOCENTE DESTA ESCOLA. DIMAS BATALHA.

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores atos de autruísmo: ENSINAR...
    Ensinar é doação e troca
    É amar e acreditar que as possibilidades existem para serem alcançadas e as impossibilidades para serem transformadas.
    Para aqueles q acreditaram meus parabéns, para os q lutaram minha admiração, para os que venceram meu orgulho !!!
    Eu acredito que homens como "Fernando" mudarão a cara dessa Nação.
    Parabéns Prof Marcelo ! Sempre acreditei no seu talento, ainda quando vc "usava" calças curtas e brincava na PEDRA DA PIMENTA... Não tenho dúvidas q foram os anos ao lado do Grande e inesquecível Zezé que te inspiraram a ser o homem que és ! Abraços da vizinha

    ResponderExcluir
  3. Meu gatinho "Fernando" vc tava o maximo lá!!! parabéns!!!
    de sua namorada:
    Vanessa Lira

    ResponderExcluir
  4. Fiquei imensamente feliz pelo desempenho dos alunos do Programa Travessia,porém não surpressa.As aulas são ministradas por professores competentes e bem capacitados.Além do mais,ao contrário do que pensa a grande maioria dos colegas que são contra as telessalas, não somos atores globais e sim, professores com consciência política suficiente para permitir que o aluno construa seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Q orgulho não só pra Fernando quanto pra vcs professores da escola!Estão todos de parabéns! Mt bonito msm! É isso, sempre acreditar!

    ResponderExcluir
  6. É o que Cinthya?
    Professores da escola?
    A telessala do Programa Travessia tem apenas 2 professores (1 de exatas, o outro de humanas). É melhor perguntar sobre isso ao próprio Fernando.

    É que os outros professores da escola só falam mal do projeto.

    Por que estariam de parabéns, por não apoiarem o projeto?!

    Ah, acho que entendi: deve ser pelas razões que assinalei no texto. Não é mesmo?

    Quanto ao comentário da "Vizinha", não fala de Zezé não, que tu me emociona! Obrigado!

    Marcelo De Marco

    ResponderExcluir
  7. JÁ QUE É ASSIM: PARABÉNS POR ELES FAZEREM PARTE DE UMA ESCOLA VENCEDORA E DE TER PROFESSORES QUE ACREDITARAM NO POTENCIAL DE SEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir