sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Algumas dicas sobre redação e um simulado para o Novo Enem - Literatura

Alunas Projeção Colégio e Curso

1º) Ler é uma 1ª sugestão que posso dar. O candidato melhor preparado é aquele mais curioso e que busca incessantemente conhecimento por meio da leitura. A ideia é adquirir repertório. Imagine uma árvore. Quanto maior seu tamanho, maior será sua sombra, maior sua presença no mundo, mais pássaros e outros seres vivos será capaz de acolher. O mesmo pode ser dito em relação a uma pessoa e o que ela sabe. Quanto mais vasto seu conhecimento e mais profundo, maior ela se torna. Interpretar textos é o coração do Enem. É preciso saber que há diversos tipos de textos. Estudar os gêneros textuais é o primeiro passo para compreendê-los melhor. Jornais, revistas, a Internet, os livros e observar o mundo são os maiores aliados nessa jornada.

2º) Pratique a argumentação. Em outras palavras, para que dominar os recursos linguísticos? Para se expressar melhor, se fazer entender melhor e comunicar o que pensa. Promova rodas de discussões com seus colegas. Você começará a perceber a eficácia de cada argumento. Divida o grupo entre os que são contra e os que são a favor de uma questão. Tente se aprofundar e descobrir a complexidade de alguns temas. Ao final, coloque no papel o tema, seu posicionamento em relação a ele, os principais argumentos, tire sua conclusão e faça uma proposta concreta para promover mudanças. Isso o ajudará a fazer uma redação nota 10 não apenas no Enem, mas em qualquer concurso.

3º) Preservar a vida e garantir as condições para sua plenitude são o desafio permanente das gerações. O futuro é a obra de nossas mãos. Todos os temas ligados a essa questão são urgentes e, portanto, o Enem se ocupará deles. Certamente algumas questões abordarão meio ambiente (florestas, recursos hídricos, energia, aquecimento global, catástrofes naturais etc.), desenvolvimento econômico, consumo consciente, segurança alimentar, justiça social, inclusão, formas de violência, diversidade e assim por diante. A redação também poderá pedir algo por aí.

4º) Esqueça a abordagem tradicional de língua portuguesa e gramática. Não que ela não seja importante, mas o mais instigante é a língua viva, capturada em seu pleno uso. Estude variações linguísticas (recomendo Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno), funções da linguagem, expressões idiomáticas, figuras de linguagem, coesão e conectivos.

5º) A cultura brasileira é um grande manancial para as questões do Enem. Conhecer mais da nossa História e das nossas expressões artísticas, incluindo patrimônios materiais e imateriais vai, não apenas ajudá-lo, mas também enriquecê-lo. Isso inclui literatura, música, teatro, dança, cinema, artes visuais... Todo mundo devia conhecer melhor seu país, você não acha?

6º) A cultura digital ou influências da tecnologia na sociedade e a cultura urbana e suas manifestação são os fatos mais relevantes no cenário cultural contemporâneo, especialmente o encontro entre as duas, com a mobilidade. Fique de olho nessas imbricações.

7º) Intertextualidade e metalinguagem são campos obrigatórios. Dê uma investigada!

8º) Haja o que houver, faça todas as propostas de redação pedidas. Pratique! Não há outro jeito de aprender a escrever. Você erra, alguém corrige, você aprende. Certo? Vá de peito aberto e arregace as mangas.

9º) Na parte de Literatura, o Enem sempre adorou questões relativas ao Modernismo. Estude os principais autores desse período (Não sei, mas como já disse em minhas aulas, o Joaquim Cardozo pode ser uma novidade para a 2ª etapa - no caso da UFPE). Além disso, aprenda a ler poesia. É um grande desafio. Ela foge totalmente do raciocínio cotidiano, ainda que faça uso da linguagem do dia-a-dia e se utiliza dos sofisticados recursos linguísticos. Muitos críticos avaliam que um poema é capaz de expressar o que nenhuma outra forma textual consegue. Então, deixe-se levar pelos sentidos inusitados criados pelos poetas.

10º) Esqueça os rituais que procuram incutir o decoreba. Chega de decoreba! O Enem é uma prova interdisciplinar, ou seja, em só texto, em uma só questão pode envolver diversas disciplinas. Este ano, com mais questões e ainda mais disputado, o nível vai subir. Os conhecimentos exigidos serão basicamente os mesmos, mas haverá questões com nível de dificuldade maior. Considere dispender algumas horas de seu dia para preparar-se. Baixe aqui um banco de questões que servirá de base aos nossos estudos e dedique-se aos AULÕES DE LITERATURA. O 1º está agendado, inicialmente para o dias 12/09. Estude e boa sorte!

2 comentários:

  1. Ah! os aulões nos ajudará muito professor...Esses ultimos meses vão ser corridos demais.
    Precisamos de muita pratica, temos muita coisa a ser vista!
    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas sugestões, professor!
    Só não gostei da foto hehehehe, e com certeza os aulões serão muito importantes, nos ajudarão bastante!

    ResponderExcluir