quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Morre Ted - o guru, o último dos Kennedys

Foto: Brendan Smialowski / The New York Times

Conforme dados do G1, morre aos 77 anos de idade o democrata Edward (Ted) Kennedy. Ted faleceu em sua casa, vítima de câncer, informou por comunicado a família Kennedy, na noite de terça-feira (25), início da madrugada de quarta (26) no Brasil. É um record, uma vez que seus dois irmãos desapareceram prematuramente. O mais famoso deles, John Fitzgerald Kennedy foi baleado e assassinado brutalmente em 1963 - em pleno exercício da presidência.

Ted era o último sobrevivente de uma geração de Kennedys que dominaram a política americana na década de 1960. Cercado de tragédias, ele viu o irmão, senador Robert Kennedy, também ser baleado e morto durante campanha para a nomeação presidencial democrata de 1968. Seu irmão mais velho, Joseph P. Kennedy Jr, morreu em 1944, aos 29 anos, na Segunda Guerra Mundial.

O sobrinho galã John F. Kennedy Jr morreu em um acidente de avião em 1999, aos 38 anos. Há duas semanas, morreu Eunice Kennedy Shriver, irmã de John F. Kennedy e de Ted. Ela tinha 88 anos, a mais longeva - portanto, e havia sido internada recentemente em Hyannis, em Massachusetts. Ela ficou conhecida por criar as Olimpíadas Especiais e se tornar uma importante liderança na defesa aos deficientes mentais.

Em nota, Barack Obama lamentou a perda de seu cabo eleitoral mais mordaz: "Eu estimava seu conselho sábio no Senado, onde, independentemente do turbilhão de eventos, ele sempre tinha tempo para um novo colega. Eu lembro de seu apoio e confiança em minha disputa presidencial. E mesmo enquanto ele lidava com uma doença mortal, eu tirei proveito como presidente de sua sabedoria e coragem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário