sábado, 28 de março de 2009

No escurinho é melhor


Escolhi a silhueta da rubro-negríssima Ellis Lombardi em sinal de adesão à campanha a Hora do planeta – uma ideia da WWF e que conta com moradores de 79 municípios brasileiros que aceitaram o convite para ficar no escuro entre 20h30 e 21h30 do dia hoje (28, Março), a fim de demonstrarem sua preocupação com o aquecimento global.

De acordo com dados do Instituto Akatu, da Celpe e da própria organizadora da campanha – a WWF, se todas as casas em Pernambuco apagassem as luzes durante uma hora, haveria uma redução de 500 kw/h no consumo de energia.

A economia corresponde a 0,06% do consumo do estado em um mês. Mas não é pouco. Ainda conforme a Companhia Energética de Pernambuco, o esforço equivale ao consumo mensal de cidades que tenham entre 8.000 e 15.000 habitantes, como Camutanga, Ferreiros e Afrânio.

Os principais monumentos que ficarão apagados são: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a orla de Copacabana – no Rio de Janeiro; Congresso Nacional, Catedral, Teatro Nacional e Esplanada – em Brasília; Palácio da Liberdade – em Belo Horizonte; Assembléia Legislativa, em Pernambuco e a Estátua do Padre Cícero – em Juazeiro do Norte, Ceará.

No Brasil, embora, a maior parte das emissões venha do desmatamento desenfreado e das atividades agropecuárias, o ato tornou-se mais simbólico. “Não importa em que país você vive, mas em que planeta você vive.” Destaca a direção da WWF-Brasil, em seu site. E eu..., nessa hora, terei mais o que fazer. Vou..., é aproveitar!

Um comentário:

  1. Bola Sete:

    Prof., bela iniciativa. Parabéns! Elogiável também o que o senhor fez durante o apagão. Rsrs

    ResponderExcluir