sábado, 21 de março de 2009

Raposa dos índios

Foto: AFP / Getty Images

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última quinta-feira (20, Março), por demarcação contínua da Raposa Serra do Sol. Com a decisão, agricultores serão obrigados a deixar a área da reserva indígena em Roraima. A área, que faz fronteira com a Guiana e a Venezuela, tem 1,7 milhão de hectares e era alvo de uma disputa entre grupos indígenas e agricultores que ocupam a região. Os grupos não-indígenas, que defendiam a demarcação da área em ilhas, o que possibilitaria a produção agrícola na região, serão obrigados a se retirar.

Índio agora não poderá reclamar mais por falta de terra.

Agora é torcer para que o Estado atue de forma a não permitir que a reserva indígena vire território de exceção. Compartilho, portanto, do pensamento do parlamentar Aldo Rebelo (PC do B/SP), quando diz que o veredicto "agride o interesse nacional" e "abre um precedente para que sejam implantados no Brasil um Estado multinacional e uma nação balcanizada, pois confere a tribos indígenas, que fazem parte do povo brasileiro, o esdrúxulo status de minorias apartadas do todo nacional."

Um comentário:

  1. Biu Rapoza - um arrozeiro:

    Índio, hoje em dia, não é mais índio. Teve toda a sua cultura usurpada - por ele próprio. Tem celular, TV a cabo, internet, motocicleta, espelho, roupas de marca... o escambal! Mas ainda mantém a petulância de exigir espaço exclusivo em nome de suas tão propaladas "RAÍZES".
    Considero muito fraco esse argumento. É pretexto de quem quer, à força, tudo fácil.

    ResponderExcluir