domingo, 8 de março de 2009

Esse arcebispo não me engana!


Fotos: Divulgação

Como ainda pode a Igreja interferir nas questões de um Estado dito laico?

Com todo carinho que tenho pelos católicos, mas já passou da hora de aceitarmos complacentes a intromissão de uma doutrina tão conservadora e matrona como a de Joseph Ratzinger.

Não é concebível que, desde sempre, se possa – com argumento teológico – aceitar tamanho desrespeito. Os representantes da Igreja deveriam, antes de tudo, precisar cada palavra proferida, pois quando mal colocada – machuca.

O Arcebispo de Recife e Olinda Dom José Cardoso Sobrinho não tinha o direito de dizer o que disse, de fazer o que fez. O sacerdote comete equívoco grave que o desautoriza e que o deslegitima de seu posto.

Não se pode esconder-se atrás do celibato, ignorando a dor de alguém violentado, vilipendiado – não apenas pelo estupro, que por si só já se configura num absurdo – mas, sobretudo pelo preconceito.

É preciso ser pai, ser mãe para compreender tamanho sofrimento. Mas a Igreja Católica, paradoxalmente àquilo que se propõe, acostumou-se a colecionar erros, torturando e realizando julgamentos sumários, conversões forçadas e levando à fogueira.

Em 1992, João Paulo 2º fez um “mea culpa” pela Igreja ao reabilitar o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), condenado, em um total descalabro, à prisão perpétua por defender que a Terra girava em torno do Sol.

A lista de erros da Igreja de Dom Cardoso é extensa e inclui as cruzadas, as iniquidades cometidas contra as mulheres, contra os judeus, e a excomunhão de religiosos reformadores como Calvino e Lutero.

Mas é inacreditável a presunção de DOM SOMBRIO, ao fazer gracinha diante dos canhões das câmeras e dos microfones, e ao considerar o estupro – em relação ao aborto “legal” – uma amenidade.

A mim, só resta imaginar agora esse arcebispo estando – por um momento – na pele da pobre e defenestrada menina, supondo também ele ser igualmente E S T U P R A D O.

12 comentários:

  1. aborto “legal” não exite, a vida deve ser levada sempre em primeiro lugar e nao deve ser interfirida de qualquer que seja a maneira ou caso... ninguem pode tira a esperança de uma nova vida. pois só Deus nos da a VIDA só Deus tem o direito de tirar, MEDICO NENHUM sabe mais que Deus... o que talvez fosse impossivel pra a ciência pra DEUS é possivel. as coisas devem acontecer naturalmente e nao interfirida pelo homem PORTANTO ISSO É ASSASSINATO tiraram a esperança de duas novas VIDAS!!! PARABENS DOM JOSÉ POR DAR UM GRITO EM FAVOR DA VIDA............

    ResponderExcluir
  2. Eu acho ridicula a opinião desse Bispo.Ser contra o aborto eu tbm sou,mas,existem situações que infelizmente ele tem que ser feito.Nesse caso em especial ou teria o aborto ou morreriam os três.Então porque ele não condena os holocaustos do passado em que a própria igreja causava ao invés de condenar esse aborto.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho ridícula essa mania de pessoas frustradas com suas próprias crenças ou pela falta de uma ocuparem-se em acusar a Igreja pelos seus erros do passado. Tenho certeza de que ao longo do tempo seus representantes reconheceram as falhas de seus antecessores e pediram perdão.Imagine-se dentro de uma família que todos os dias, por diversas vezes, lhe jogasse na cara alguma "merda" que você fez na vida, da qual se arrependeu e já pediu perdão. A Igreja sempre será a favor de tudo o que promove a vida.Creio que a intenção do senhor bispo era a de levar a gravidez da garota em questão até onde fosse possível, considerando a possibilidade de salvar as três vidas. O bispo não disse que o estupro era "legal", ele disse que diante de um aborto(= assassinato de um inocente) o estupro torna-se um crime menor, mas não menos doloroso e revoltante. Além disso, gostaria que o senhor professor que redigiu o texto aqui publicado retirasse o que disse sobre o bispo local desejar ser estuprado. Um pouco de respeito é sempre bom, mesmo quando as opiniões divergem. Nem sempre indignação justifica a intolerância.
    Ana Carolina.

    ResponderExcluir
  4. 1º Esse tal de Ednaldo Felipe, deixa de ser hipocrita seu anormal, grito pela vida como? que grito pela vida é esse que vc fala? esse ESSE VELHO INQUISITOR é quem deveria ser excomungado, por colocar a população tão contra a igreja, o povo espera numa igreja ver o amor reinar, o perdão, a comunhão, a paz, não o GRITO DE EXCLUSÃO, a intolerancia aos que não fazem as coisas da forma que ela quer, IGREJA CORPORATIVISTA, MEQUINHA, INGRATA, INTOLERANTE,
    fecharam os olhos para tanta coisa não?
    ah, suponho que esqueceram dos casos de PEDOFILIA, que seus PADRES BONECAS protagonizaram,
    2º ANA CAROLINA, "ERROS DO PASSADO" , 2009 NÃO É TÃO PASSADO ASSIM, É?
    ou será que o VELHO INQUISITOR acertou nessa investida que ele deu? "PESSOAS FRUSTRADAS" defende seu ego, não aceita que está errada, não consegue aceitar a ideia de que está errada! VC É UMA PESSOA FRUSTRADA!
    como vc espera que uma garota de 9 anos de idade consiga segurar na barriga 2 bebês? vc acha que o útero, a vagina, e todo o resto de seu aparelho reprodutor iria aguentar uma coisa destas?
    sem querer te desejar mal, mas querendo CELEBRAR A VIDA, GOSTARIA DE SABER QUE VOCE SEJASSE A VÍTIMA, ser estuprada por seu padrasto e passar por todo trauma físico e mental que essa garota passou! acho que dessa forma vc seria afavor do ABORTO! é um VELHO INQUISITOR! que inconformado com as batalhas perdidas tentou frustradamente arranjar uma maneira de encher seu ego! e o pior é ver que existe quem ache correto esse tipo de merda! SANTA IGREJA INQUISITORA!

    ResponderExcluir
  5. Não consigo entender como é que algumas pessoas que se dizem ter a mente aberta e esclarecida se omitem diante das canalhices cometidas pela igreja católica ao longo dos anos.Deixa de ser hipócrita queridinha, dizer que a igreja se arrepende de tudo que fez, acho que vc não vive no mundo real ou é daquela metida a puritana que vive puxando o saco dos padres.A igreja está sempre querendo ser a senhora da razão, mas há anos e anos que envolve-se em escândalos como: mortes,preconceitos, prostituição, pedofilia.Fora essa proibição existente pela igreja para que os padres não constituam família para que todo o dinheiro existente gire só em torno dela (aí vem uma série de escandalos envolvendo padres homossexuais e casos de pedofilia) e vc ainda vem com sua hipocrisia dizendo que a igreja se arrepende de tudo que fez, mas minha querida, ela simplesmente continua fazendo. Agora me diga quem é ela para julgar e condenar os atos de alguém?
    Queria vê se vc no lugar dessa menina teria o mesmo posicionamente, ou se fosse com alguém de sua família. Com certeza não, então deixa de ser ridícula e de bancar a puritana!
    Uma criança de nove anos que sofre um estupro, engravida e passa a correr risco de morte por uma série de problemas que poderá vir acontecer (pois vc não deve ser mãe pra tá falando tanta MERDA) não é crime. Mas, cometer um aborto, que pelas reais circunstâncias, torna-se legal, é crime.
    Bota na tua cabeça que esses padres são tão pecadores quanto nós, logo não tem direito algum de condenar ninguém a nada. Espero que vc passe a se informar mais sobre as falcatruas cometidas não só por sua igreja, mas por várias outras espalhadas por aí e saiba que igreja não salva ninguém não. Só existe um que pode condenar ou perdoar alguém por algo, mas ninguém.

    Um abraço pra vc e quanto ao seu texto professor, parabéns!

    Dudinha

    ResponderExcluir
  6. gostei, muito bem estruturado, olha aquela parte que vc escreveu ''supondo também ele ser igualmente estuprado'' ele não imagina que sofrimento ela passou...


    jeziel barros

    ResponderExcluir
  7. Como já dizia Roberto Carlos Pare fraseando a palavra de Deus: Não matar é o mandamento!!!

    ResponderExcluir
  8. Aborto sei que é contra os mandamentos de Deus mas nesse caso a vida da garota estava em risco ela não tem o corpo formado e poderia na hora do parto morrer juntamente com o bebê o Bispo se equivocou, não pensou na vida da menina só pensou na sua pose de bispo porque poderiam(a igreja)ficar conta ele,temos que ver, aborto é contra Deus mas temos que ver o trauma dela psicológico e físico.Esse é o meu ponto de vista.Sou Ana Luiza do 1º ano Projeção.

    ResponderExcluir
  9. Realmente amigo,não matar é o mandamento, mas Dom josé queria que esta menina de apenas nove anos( correndo risco de vida ) morresse, para salvar a vida de dois fetos que ele nem tinha a certeza de que sobreviveriam.

    Dudinha

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, diz-se: "parafraseando" e não "Pare fraseando", acertei professor?

    ResponderExcluir
  11. A opinião desse bispo é ridícula, Também não sou a favor do aborto, exceto em casos com este, por ter sido um estrupo e por que não há condições de uma menina de 9 anos ser mãe, ela não tem estrutura fisíca pra isso e ainda por cima gêmeos, de uma forma ou de outra tirariam a vida de um inocente!

    ResponderExcluir
  12. Da Poltrona diz:

    Virge! Essa Carolina parece mesmo que está precisando dos carinhos do tarado!

    ResponderExcluir