sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cartão-Postal nº 2: Há 9 anos, um rato por dia

Fotos: Marcelo De Marco

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa foi ágil ao consertar o que quebrou. Hoje, foi possível ver homens trabalhando no reparo asfáltico da Rua Rui Barbosa, no Centro. Contudo, é de se questionar – em visita a bairros periféricos de Vitória de Santo Antão – a dicotomia de tratamento e o porquê da total inobservância ao direito primário que garante saneamento básico a todos os cidadãos.

Na tentativa de interligar o esgoto à rede coletora da Compesa, as “empresas de elevação” destruíram as ruas, interditaram e trouxeram o transtorno. Fizeram um serviço mal feito, sujo e que deixou como herança criações inteiras de mosquitos, ratos e baratas: transmissores potenciais de doenças que passeiam nas portas das casas pelos esgotos a céu aberto.

Vale dizer que os males relacionados à precariedade do saneamento básico são muitos. Eles podem ser transmitidos por meio de fezes (diarréia e hepatite A), por meio de inseto vetor (malária e dengue), por meio do contado com a água (leptospirose) e podem estar relacionados à higiene (micoses).

É preciso – então, sensibilizar a classe dirigente e incutir nas pessoas que o saneamento básico não se trata apenas de saúde pública. O não abastecimento de água potável, a falta de esgotamento sanitário e a ausência de uma coleta de lixo sistemática configuram-se como injustiça social. Possuir esgoto tratado é, portanto, uma questão de inclusão.

Mas, já não há dúvida de que a mera desobstrução de bueiros e as ações subterrâneas – que visam resolver saneamentos inadequados – são obras, que embora estruturantes, mantêm-se fora da agenda e à margem do organograma das políticas públicas – de um modo geral – por oferecerem pouca visibilidade a governantes, em grande parte, descomprometidos com o bem-estar dos cidadãos.

Teresa Cristina Tavares, 41, moradora da Rua Paraguassu, no Alto José Leal, queixa-se, diuturnamente, do mau cheiro e das muriçocas. Segundo ela, é preciso colocar 2 litros de detergente na calçada – toda semana – para amenizar os efeitos provocados pelo esgoto estourado. Mãe de 5 filhos, a dona de casa disparou: “Não conseguimos nem respirar, na nossa própria casa”.

Para Givaldo Galindo, 38, pedreiro, residente do bairro há 15 anos, o que mais o incomoda é o tratamento desigual dado. “Eles (Compesa) sabem o que os moradores aqui estão sofrendo. Há mais de 10 anos que se reclama, e nada de tomarem providência. Agora, se atrasarmos o pagamento, cortam o fornecimento de água e ainda colocam o nome da gente no SPC”.

A situação de Gleice Rosário de Oliveira, 21, moradora do cruzamento da Rua São Francisco de Assis com a Rua Cirilo Pereira da Silva parece ter consequências mais graves. Os apelos constantes junto à concessionária de abastecimento não foram suficientes para evitar que todos da sua casa fossem picados pelo aedes aegypti e que seu filho, de 2 anos, apresentasse quadro de infecção na pele. “Desde que mexeram nisso aqui (em 2001), meu senhor, se mata um rato por dia”. Concluiu em tom de desabafo.

8 comentários:

  1. Esse problema é antigo.Espero que nessa nova administração seja resolvido.Não foi proposital a rima pessoal.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  2. uma boa sugstão pra resolver esse problema é fazendo assim, é só clicar aki nesse link e vejam!
    http://fabiosantos.wordpress.com/2008/09/03/espetinho-de-rato-na-tailandia/

    ResponderExcluir
  3. Então a população sofre as minguas pois eles só olham para bairros nobres, isso é um problema dificil de se acabar, não só em vitoria mais no BRASIL INTEIRO como sempre digo isso é um problema POLITICO. onde é que esta a chamada sociedade igualiria???? não existe no Brasil quem tem vez é quem tem DINHEIRO e acabou... fico indignado com tudo isso !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estamos esgotados de pagar taxa de esgoto e reclamar tratamento de esgoto. Pagamos a água que sai da torneira (quando sai) e a que entra pelo buraco da pia. É uma PIAda.

    ResponderExcluir
  5. Giulia diz:
    Mesmo assim há lugares onde ainda há esse problema...
    Seriia bom se resolvesse todo o problema.. em tdo o Brasil!!
    Bjoss!

    ResponderExcluir
  6. isso é muito errado, isso deveria acabar, é falta de higiene e além do mais muitas pessoas podem se contaminar e até morrer, na minha opinião a população deveria se juntar e falar com a COMPESA.

    mariana farias 6ª A, GGE.

    ResponderExcluir
  7. Isto é uma falta de respeito com os eleitores vitorienses. Esgot a céu aberto - tanta promessa e os eleitores não vêem nada feito Eles prometem e não cumprem.

    Ítalo Faraó - Travessia

    ResponderExcluir