quinta-feira, 29 de julho de 2010

Seu Manoel: uma 'travessia' que justifica o papel socializador da escola

 

Acompanhe a história de Seu Manoel e se emocione. Falar aqui sobre ele, é - sem o menor exagero - tarefa árdua, embaraçosa. As imagens e o seu rico depoimento falam por si sós; delatam a sua admirável biografia, com o jeito brejeiro de quem se acostumou à vida simples.

Aluno do Programa Travessia na Escola Estadual Getúlio de Andrade - em Bezerros, Seu Manoel não esconde de ninguém que, durante 60 anos, abdicou do direito de estudar para sustentar a família. Anos difíceis... relembra ele. 

Hoje, conta com orgulho como se deixou seduzir pela leitura e pelo método aprazível das aulas no Programa Travessia - para ele, um direito; e até parafraseia o educador Paulo Freire - segundo ele, um exemplo de amor aos estudos. 

Tanto tempo se sentido excluído e vendo a sua cidadania cassada, Seu Manoel é - agora, também - uma espécie de farol àqueles que acreditam no papel da escola, que - não tenhamos dúvida - é o de, acima de tudo, pragmatizar o processo espinhoso, mas factível, da socialização, da inclusão.

Bem, àqueles que ainda não acreditam... perguntem a Seu Manoel! Ele é testemunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário