quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nesta quinta, Lula e Eduardo sobrevoaram as áreas atingidas pelas enchentes no estado

Foto: Ricardo Stuckert

Conforme foi veiculado na grande imprensa, leai-se: G1, JC, DP e Portal Terra, as fortes chuvas que atingiram Pernambuco desde o dia 16 superaram o volume esperado para todo o mês de junho na região. Em Recife, choveu 456,7 mm até a manhã desta quarta-feira (23), enquanto eram esperados 388,9 mm em todo o mês.

Foi constatado que as fortes precipitações pluviométricas nas cabeceiras dos rios Paraíba (AL), Camaragibe (AL), Una (PE), Sirinhaém (PE) e Mundaú (AL e PE) levaram ao transbordamento e provocaram grande destruição em inúmeras cidades e povoados localizados às margens desses rios, inclusive nos bairros de Jardim Ipiranga, Amparo e Mário Bezerra - em Vitória de Santo Antão.

As chuvas também deixaram mais de 17 mil desabrigados (pessoas que perderam suas casas) e desalojaram (forçaram a deixar suas casas) mais de 24 mil pessoas no Estado, que teve 54 municípios afetados, sendo que 30 deles estão em situação de emergência e outros nove em estado de calamidade pública.

Segundo anunciou o governo de Pernambuco, mais de 266 toneladas de donativos foram distribuídas nas cidades atingidas, entre elas, 191 toneladas de alimentos e outras 60 de água. Também foram distribuídos colchões, cobertores, roupas e remédios. Alguns desabrigados estão sem água, energia elétrica e serviços médicos, por dificuldades de acessos.

A despeito dessa catástrofe, tudo irá se resolver. O governo federal subsidiará ações que solucionem os problemas. "Temos obrigação política, humana e moral de ajudar a reconstruir o que foi destruído". Palavra de Lula a Eduardo.


Entenda melhor a diferença entre situação de emergência e estado de calamidade pública:

Situação de Emergência

Quem decreta - Órgãos de monitoramento meteorológico e da defesa civil;
Em que casos - Desastres de grande porte;
Duração - Indeterminada;
Temporais de arrasar costumam caracterizar a adoção do estado de emergência. Outros desastres que podem levar a essa medida são incêndios em áreas extensas e o rompimento de barragens, por exemplo. Decretado o estado de emergência, o município ou estado atingido pode pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos.

Estado de Calamidade Pública

Quem decreta - Prefeituras, estados e o governo federal;
Em que casos - Desastres grandes e com muitas vítimas;
Duração - No máximo 180 dias;
Ocorre quando há chuvas e alagamentos fora de controle, associados a desastres como deslizamentos de terra, e muitas mortes. Um exemplo foi o furacão Catarina, que, em 2004, colocou várias cidades no sul do Brasil em estado de calamidade pública. Os governos podem fazer compras sem licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário