quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Governador reinaugura escola: professores com a faca e o queijo na mão. Só falta a fome!

Fotos: Marcelo De Marco

Acabo de chegar da Escola José Joaquim da Silva Filho. Mais conhecida como Polivalente. Lá, na reinauguração, encontrei gente dos mais diversos matizes políticos de nossa cidade. O Secretário de Educação Danilo Cabral deu as boas vindas, reafirmando o compromisso com a melhoria da Educação do Estado. Ante o júbilo, o governador Eduardo Campos fazia graça ao comentar o instante sui generis em que gregos e troianos (leia-se, forças políticas divergentes) – por uma mesma causa – uniam-se para compartilhar o mesmo pão.

A escola, realmente, está um brinco. Espaço para leitura, laboratórios, cantina, auditórios e tudo mais que toda escola – especialmente, a pública – deveria ter. E o Polivalente tem. Dispõe de mobília e instrumentos para estrear o período letivo propiciando o melhor a alunos e professores. É agora, com todas as letras, uma escola de R-E-F-E-R-Ê-N-C-I-A. Não se deve deixar de anotar que tudo isso ocorreu, graças também à luta incessante de sua gestora, professora Vera Marinho – que é dessas mulheres raras..., virada no saco-de-gato!

No entanto, uma coisa me preocupa. É que, apesar de professores e alunos estarem com a faca e o queijo na mão, eles precisam agora do mais importante: precisam de fome! Sem fome, de nada adianta se ter à mesa a melhor comida. É preciso amar o que se faz, ter tesão e ficar-se excitado. É crucial gostar de pessoas – admirando-as com as suas diferenças, hábitos, vícios. É necessário estar-se faminto para aproveitar, inclusive, as sobras do bolo, as – aparentemente, descartáveis – migalhas.

No livro O desejo de ensinar e a arte de aprender, Rubem Alves elogia a capacidade pedagógica de Adélia Prado ao dizer: "Não quero faca nem queijo; quero é fome". Ele próprio, então, endossa: “o comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo.”

Lembro-me de ouvir o professor José Edson pelos corredores distribuindo sermões. Eu era pequeno. Devia ter 11, 12, 13 anos. O brado de sua voz ainda, vez ou outra, me ocorre: era feito de ferro bruto, era duro como uma rocha. Estridente! A professora Fátima Costa nunca deixava por menos e com ênclise impecável também dava suas estocadas: – Menino, comporte-se! Quem já se viu coisa assim?! Hummmm!

Os puristas de hoje diriam: Ô pedagogiazinha censurável!

Eu não. Eu digo que esses inesquecíveis mestres provocaram em mim a fome, abriram-me o apetite. Transferiram-me o legado da comilança por conhecimento. Despertaram-me o desejo em ser alguém capaz de fazer a minha própria comida. Eles não arrumavam paliativo para despejar informação, buscavam sim, a cura para mentes anoréxicas, prescreviam despertadores para cérebros adormecidos: propunham o prazer como maior e melhor tecnologia para se alcançar o conhecimento.

Portanto, é só o vírus do funcionalismo público que me preocupa, é só a inércia que me desassossega e a constatação viva de que já, há algum tempo, não vejo alunos e professores sentindo fome, ou sequer tendo saudade de ouvir o bom barulho que, não em estômagos vazios, mas na vida de pessoas esta tal fome provoca.

Veja as fotos!

28 comentários:

  1. Depois de tanta luta é ótimo saber que nossa cidade consegui ter uma escola desse nível! Só falta agora aproveitarmos desse benefício tão sonhado e conquistado e torcer para que seus professores coloquem o nível do intelecto escolar em paridade com o físico , simplesmente brilhante. Parabéns Vitória pela conquista!

    ResponderExcluir
  2. Ehehe..gostei :P Ficou mt bom! Basta saber se o ensino será assim tb!E a melhor foi Henrique e Aglailson Jr juntos :D

    ResponderExcluir
  3. Legal ver o Polivalente de cara nova, já estudei lá e o colégio era um lixo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bacana essa reforma do Polivalente e do João Cleofas.O que não deu engolir foi o dois ex-prefeitos de nossa bela cidade posando de atuais prefeito e vie-prefeito.Isso é vergonhoso.

    ResponderExcluir
  5. Adoro coisa organizada. Para mim, desorganização é energia estagnada. Apenas, resta saber se as mentes estão organizadas, pedagogicamente preparadas. Não há ensino quando não há aprendizagem. Depois, é preciso não confundir "coisa organizada" com "coisa arrumada". Organização é palavra dinâmica, é "modus operandi", "modus faciendi".
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Santa Rosa diz: os babões do atual prefeito continuam em alerta. Esquecendo que só com a intervenção do Aglailson Junior e a diretora Vera Marinho juintos ao Governador Eduardo Campos, foi possivel a conclusão das obras da referida ESCOLA. O Atual prefeito de Vitória foi a voz mais omissa na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco durante os seus mandatos de deputado estadual

    ResponderExcluir
  7. Falta muito ainda!

    mas tem coisa mudando no Brasil...

    ResponderExcluir
  8. Na verdade só vendo para crer, já estudei seis meses NO LIXO (Polivalente), e se não estivesse saindo a tempo, acho q até sem vida tinha saído, pois, alem de uma favela referencia em até em pequenos jornais aqui da região, como O colégio "favela modelo" com direito a trafego de drogas e brigas diárias de Ganges dentro do LIXO, agora vejo pro fotos que realmente temos um colégio publico, ta de parabéns a direção. E os nojentos dos políticos.

    ResponderExcluir
  9. Que vitoria de valor as coisas boas que recebemos e que seja de muito bom proveitoo estamos de PARABENS!!!!! AH!! parabens ao nosso governador tambem por vim a vitoria inaugurar!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. REALMENTE HA ESCOLA ESTA DE PARABENS POR SER UMA ESCOLA MUITO MODERNA, O GOVERNADOR ESTAR DE PARABENS POR ENVESTIR NA EDUCAÇÃO

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito. Uma escola moderna e integral
    era disto que Vitoria precisava.

    Rinalda

    ResponderExcluir
  12. A CIDADE ESTAR DE PARABÈNS POR TER UM COLÈGIO MODERNO E ATUALIZADO
    FATIMA CRISTINA TRAVESSIA, ESCOLA GUIOMAR KRAUSE

    ResponderExcluir
  13. PARABENS FINALMENTE VITORIA TEM UM COLEGIO REFORMADO E MODERNO COM PROFESSORES COMPETENTE E CAPACITADO,VIMOS QUE OS ALUNOS TERAM UM POUCO DE CONFORTO.
    ANA LUCIA, TRAVESSIA, ESCOLA GUIOMAR KRAUSE.

    ResponderExcluir
  14. valdir travessia


    a escola polivalente ficou
    um dez

    ResponderExcluir
  15. para mim o mas importante não é simplesmente aquilo em que a escola se formou, e sim a mensagem que ela passa nesse momento, por isso para os alunos que vão estudar nela eu só posso dizer uma coisa: tenha fome não de comida mas sim de buscar um conhecimento a mais e se tornar alguém na vida e realizar sonhos.

    zefinha

    ResponderExcluir
  16. Adimirei o trabalho feito pelo nosso Governador. A Escola Polivalente ficou Maravilhosa.
    SOCORRO TRAVESSIA,ESCOLA GUIOMAR KRAUSE.

    ResponderExcluir
  17. parabens pela otima reforma polivalente espero que seja bem valorizado.
    SEVERINA TRAVESSIA, ESCOLA GUIOMAR KRAUSE

    ResponderExcluir
  18. eu penso que esta reforma deve ser feita também no ensino.

    Haílton/Travessia

    ResponderExcluir
  19. para mim, muitas coisas acontecem nos colegios feito o polivalente, que foi reformado. muitas mudanças na vida das pessoas. desejo que outros colegios sigam o exemplo.

    Jacilene/Travessia

    ResponderExcluir
  20. "FOME"...
    Eis ai o ponto crucial, realmente é o que falta. A escola está sim muito bonita, parebêns aos responsáveis pelo projeto e ao governo, é difícil ver políticos investindo em educação... Espero que a gestão da escola mantenham-se comprometida e engajada afim de manter também assim todo o corpo da escola _alunos, pais, professores, profissionais da escola em geral_ Empenhados nas atividades propostas, tendo a responsabilidade de fazer realizar o objetivo primordial da educação, a APRENDIZAGEM. Que tenham FOME de ensinar e gerem FOME de aprender.

    E parebêns professor é sempre bom vir aqui, coisas boas p/ ver. E os comentaristas de plantão também de parabêns gente que sab o que dizer, não falo de mim... rsrsr
    Bjs^^

    ResponderExcluir
  21. É sempre ótimo a restauração de um âmbito destinado a educação, que infelizmente no nosso país é deficiente, mas claro que um ambiente favorável as atividades tornam-as mais produtivas.Enquanto isso ficamos aqui, sempre otimistas e esperançosos, à espera de que não só sejam oferecidos os alimentos mas também algo que faça abrir o apetite, para que não só a escola seja reformada mas também a educação no nosso país.

    Marcelo, parabéns por mais um texto magnífico, composto por pitadas deliciosas de crítica, humor e outros ingredientes que só vem a somar aos seus leitores.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. gostei muito pricipalmente porque vi o meu deputado pensse em um homem que amo de coraçao

    ResponderExcluir
  23. Concordo! É preciso ter FOME de aprender. Posso não dizer muito... mas sempre que posso estou lendo, refletindo. Gpsto dos blogs são interessantes! Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  24. Realmente não basta ter uma escola bonita com tudo funcionando se não houver professores motivados e alunos com desejo de aprender.

    ResponderExcluir
  25. Realmente professor, com ânimo e força de vontade nós podemos fazer tudo. Só basta ouvir nosso coração
    para seguir em frente e fazer até o impossivel quando se tem fome.

    A palavra-chave é:'querer' e se nós fizermos isso nós vamos comseguir fazer TUDO!!!

    karina frança 6ªA GGE 1

    ResponderExcluir
  26. A estrutura realmente está boa, mas só isso não basta.

    ResponderExcluir