quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Marcas da intolerância

Fotos: Blog do Noblat

É um absurdo supor que países desenvolvidos ainda acomodem práticas tão primitivas: indivíduos de índoles tão desnecessariamente esquipáticas. Mesmo assim, pessoas de bem passam – todos os dias – pelo constrangimento de terem seus direitos violados. Mais que isso – terem sua vida, sua dignidade violentadas. O que um bando de skinheads fizeram à Paula Oliveira, na Suiça, enoja. Ela sofreu mais de 100 ferimentos e teve siglas marcadas no corpo.


Grávida de gêmeos, a advogada pernambucana de 26 anos, foi – segundo agências de notícias e o jornalista Ricardo Noblat – retalhada, agredida, vilipendiada... por três homens brancos, de cabelos raspados, na saída de um trem em Dubendorf, cidade próxima a Zurique. A violência da agressão – que a fez abortar os bebês, não deixará apenas inscrições xenófobas pelo corpo, manterá também, por longo tempo, ferida psicológica de difícil cicatrização.


Noiva de um suíço e empregada em uma empresa dinamarquesa de contêiners, Paula desejava – entre outras coisas – a paz urbana que não encontrava no Brasil. Aqui, ateia-se fogo em índio; em fuga, arrasta-se crianças inocentes; metralha-se automóveis, dizimando lares. E o pior: já não é mais absurda a ideia de que o crime é coisa normal. E acostumados à rotina do delito, internalizamo-la como natural em nossas consciências.

A multiplicação de obras criminosas, somada à impunidade operada pelos agentes públicos parecem se disseminar pelo mundo afora, fazendo crer que não é mais possível a construção do diálogo e de uma convivência em que as diferenças se respeitem. Entretanto, não podemos esmorecer diante de atitudes tão selvagens e preconceituosas, a fim de mantermos inabalável a esperança de que um mundo melhor é possível.

PS.: Scheiz Volks Partei (SVP) é o maior partido político da Suiça, também conhecido como União Democrática de Centro. É o que governa o país.

14 comentários:

  1. O que nos difere dos demais animais senão nossa capacidade de reflexão sobre nós mesmos... Nos aproximamos dos mesmos e nos tornamos inferiores a medida que parecemos iguais, eles agem por instinto p/ sobreviverem, nós refletimos, nós sabemos a falsa ética sem caráter, nós somos os civilizados. É deprimente quando agimos como meros "animais racionais" sem razão.

    Por hj é só... rsrsr^^

    ResponderExcluir
  2. o ser humano é cruel.*
    Precisamos de mas educaçao !

    ResponderExcluir
  3. Giulia diz:

    ótiimo professor, ótimo blog!
    Beiijos!

    ResponderExcluir
  4. Saiu de um fogão de lenha e entrou num microondas...

    Onde há ser humano, há desgraça!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus Coitada dessa mulher!! Infelizmente essa é a realidade do mundo hj =/

    ResponderExcluir
  6. eis a Perguntaaa pra que isso?????? o que significa isso a não ser um ato de vandalismoo e descriminação!!!!!!! o nosso mundo a cada de melhorar esta piorando!!!!!!!!!! FICO TRISTE E REVOLTADOO!! mass a justiça vira e não é desta terra mais sim de Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Isso simplesmente é um absurdo, não tem explicacão para o que fizeram com essa mulher! Realmente isto só pode ser fim de mundo!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acabei de ler que segundo o instituto médico-legal de Zurich a mulher se auto mutilou. Você viu?
    Tereza (Bruxelas)

    ResponderExcluir
  9. Cara Tereza, é um prazer tê-la como interlocutora assídua desse espaço.

    Quero informar que essa notícia repercutiu muito negativamente aqui no Brasil. Apesar da possibilidade funesta de autoflagelação, a opinião pública brasileira - especialmente a pernambucana - está custando a acreditar nisso.

    De qualquer modo, é um episódio lamentável sobre todos os aspectos, e que expõe uma relação de fragilidade e desconfiança entre Brasil e Suiça - o que não é bom.

    Desejo, portanto, que as coisas se resolvam e que o pior já tenha passado.

    ResponderExcluir
  10. Essa noticia da mulher Paula Oliveira que foi atacada por suiços que teve varias partes do corpo violentadas foi uma tragica historia que aconteceu pois ela sofre muito com a noticia da perda dos bebes que por isso que muitos falam que esses SKINHEADS nao permitem segundo o governo suiço estrangeiros em seu país que por sua vez eles marcaram no corpo da advogada A Sigla SVP.

    ResponderExcluir
  11. caramba e a polícia da suíça ainda está desmintindo ela ... eu acho isso um absurdo temos que ter mais segurança até mesmo nos outros países...

    ResponderExcluir
  12. Os humanos hoje em dia não são tão racionais quanto parecem... agredir uma mulher gravida... para que isso? por que isso? a historia da policia falar que ela auto se arranhou, por que um ser humano em sã consciência faria isso?
    Alice Ribeiro 6ª serie, GGE I

    ResponderExcluir
  13. EU ACHO QUE EM TODOS OS LUGARES É POSSIVEL TER VIOLECIA CABE A NÓS NOS PROTEGERMOS AO MAXIMO PRA NÃO DAR ABERTURAS A ESSE TIPO DE ACONTECIMENTO(TRAJEDIA)

    ResponderExcluir