domingo, 15 de fevereiro de 2009

É carnaval!

Foto: Portal Oficial do Carnaval/Divulgação

Se viva estivesse, Carmem Miranda teria completado, no último dia nove, 100 anos. Sua marca registrada era o colorido e a alegria, que combinados ajudaram a divulgar o Brasil. Alimentados por esse ideário, foliões – travestidos a caráter – deram início à festa de Momo em Vitória de Santo Antão, evento eclético que congrega diferentes estilos e oferece atrações que vão desde o Maracatu de baque solto, blocos líricos e muito frevo com concurso de fantasias, passando pela irreverência de As Virgens, até aos ritmos alternativos como o hip hop, a música eletrônica, o axé e o gospel.

Aquele que é considerado o Carnaval das Alegorias e maior festa popular da Terra das Tabocas teve sua abertura oficial na sexta-feira 13, com o Corso - saindo da Rua Imperial e com o Baile Municipal no Pólo Estação. A edição deste ano homenageia ZECA DE ABELARDO – compositor e intérprete de canções celebradas nos principais clubes e agremiações carnavalescas da cidade. O evento também faz menção a nomes históricos do carnaval vitoriense: Sitonho, Mizura, Geraldo Lima e José Marques de Sena dão nome aos 4 pólos de animação espalhados pela cidade.

Em comunicação, por e-mail, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo – através de Lissandro Nascimento – informou a programação do Carnaval da Vitória. As apostas em nomes consagrados como o de Jorge Aragão, Antônio Carlos Nóbrega e Lenine (a se apresentar no domingo – 22, segunda – 23 e terça-feira – 24 de carnaval, respectivamente) serve de alento a gostos mais sofisticados, há muito tempo insatisfeitos em assistir à mesmice de uma festa que não vinha oportunizando ao folião revisitar temáticas inspiradas na cultura de antigos carnavais.

É importante destacar o papel do Governo do Estado – por intermédio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que ampliou os investimentos destinados à realização do carnaval no Estado, e consequentemente em Vitória de Santo Antão. O montante chega a R$ 8 milhões, 20% a mais que o investido no ano passado. O maior e melhor carnaval da Terra da Pitú ainda terá as participações de Almir Guineto, Nildo Ventura, Orquestra 100% Mulher Frevo (frevo, ciranda e coco), Grupo Pandeiro do Mestre (coco urbano), Rui Ribeiro (samba), Trio Pouca Chinfra e a Cozinha, além de personagens tradicionais do carnaval local.

Clique aqui e confira na íntegra a programação do Carnaval da Vitória – O Carnaval das Alegorias!

6 comentários:

  1. Caro colega, confesse!! O bom gosto está imperando neste Carnaval. Olhe que nem curto tanto assim essa festa que move multidões, mas a cidade agora tem a oportunidade de apreciar o capricho nos detalhes da decoração (coisa que não tivemos sequer durante as festas de final de ano na gestão anterior), a excelente escolha das atrações para entreter nosso povo, sem contar o incentivo ao retorno da alegria dos velhos carnavais, quando os foliões, mascarados ou não, valorizavam a cultura local e não esta "baianização" de trios elétricos e roupinhas padronizadas.
    As ruas de nossa cidade estão mais limpas, o ar mais leve...Estou muito feliz, colega. Ainda que muitos não pensem como eu... :P
    Abração e bom Carnaval p/ vc.
    Carol.

    ResponderExcluir
  2. Giulia, 5ªSérie, Colégio GGE..

    Éhh o carnaval vemm aí...
    Gostei muito da matéria.
    Foi a que mais me chamou a atenção..
    Bem interessante!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Poxa,que foto engraçada professor ficou muito bom com muito humor!

    ResponderExcluir
  4. Mª Irene,6ªB,Colégio GGE.
    Achei que o pessoal fez bem em homenagear Carmem Miranda por que ela foi um grande sucesso aqui no Brasil, e mostra toda alegria do carnaval. Achei também muito interessante os costumes do carnaval de lá. O texto é muito interessante.
    Beijos e Abraços

    ResponderExcluir
  5. isso vale como comentario?
    kkkkkkkkkk abraço Marcelão
    André

    ResponderExcluir