segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Diploma assinado por Jesus!

Nosso arsenal linguístico está cheio de locuções interjetivas, torpedos que se apóiam na fé ou nas heranças religiosas para invocar, na maioria das vezes - inconscientemente - e de modo vão, as "tadinhas" das divindades.
Quem nunca ouviu alguém dizer (até os mais agnósticos e de personalidades atéias):
- Meu Deus (do céu)!;
- Meu Jesus!;
- Virgem Maria!;
- Nossa Senhora!;
- Jesus Cristo!;
- etc.
Esse montepio cultural de nossa língua é performático até na boca do sujeito menos letrado. Soa natural, e é natural.
Mas quero falar mesmo é sobre o SOBRENATURAL! E aí? Topa?! Então, vamos lá!
Coloquem o disco de Milton: Fé cega, faca amolada para tocar (Eu preciso dessa trilha, rsrsrs...!)
Agora, continuem a ler:
Conhecem a Igreja Universal do Reino de Deus? Aquela mesma que processou - outro dia - a Folha de São Paulo, acusando o jornal paulista de injúria e difamação. Bem... é que o Portal Uai de Minas Gerais, publicou que a tal igreja de Edir Macedo emitiu diploma de dizimista assinado por Jesus Cristo.
Para não dizerem que estou mentindo, tomei a liberdade de roubar a fotografia - usurpando a lei do direito autoral, só para vocês verem uma réplica do certificado devidamente assinado pelo Filho de Deus.

Foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press

Tudo isso só veio à baila porque uma senhora - mãe do fiel Edson Luiz de Melo (portador de enfermidade mental permanente), moveu ação, em agosto do ano passado (leia-se 2008), com a finalidade de restituir as ofertas e dízimos que, de acordo com o seu representante legal, ultrapassaria a bagatela de CINQUENTA MIL REAIS.
Ainda, conforme o Uai, no processo consta que 'promessas extraordinárias' eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo. Teria sido vendida a Edson Luiz, por exemplo, a 'chave do céu'.
Pensando bem..., até que o pacote não saiu caro, não! Estou vendo, seriamente, a possibilidade de adquirir uma chave dessa. Agora eu quero financiada, porque com o meu salário de professor - meu filho - não dá para fazer negócio à vista, não!

PS.: Machado de Assis, se vivo estivesse, repetiria uma de suas frases mais agudas e ácidas de que tenho notícia: "Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento."

9 comentários:

  1. O caso é sério e o mundo tá cão. O que existe de picaretagem hoje em dia e de dá vergonha, em religião , em governo, em família, em amizades,não existe mais considerações nem respeito pelos seres humanos. Gostei de você comentar sobre estes assuntos é muito interessante. Vai em entre.bjs

    ResponderExcluir
  2. Diploma dizimista, isso é conversa!
    Valei-me meu Pai.
    É por isso de Edir está cada vez mais rico.
    Fala sério.

    ResponderExcluir
  3. O mundo me faz chorar, o me da o desejo de quebrar tudo, principalmente empresas multinationales !
    O dinero compra todo e tudos en este mundo rui.
    A vida é bella, o mundo rui.
    Que fazer ? No posso ignorar, mesmo si eu ignoro muito !
    Eu quiero ser no ano 5000 ! BRrrr
    Existo

    ResponderExcluir
  4. Deixa de ser chorão, Marcelo!
    Vamos trocar de salário? Rsrssr...

    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  5. Olha, razão a quem se tem!
    Se ela deu o dinheiro é problema dela. Quem manda ela ter o olho grande?
    Mesmo ele prometendo fortunas, fama, muuuuitas properidades e tudo mais... dá quem quer. (Sim, isso mesmo dá quem queR. QUEM TEM O OLHO GRANDE EM DINHEIRO, GANÂNCIA, MUITA GANÂNCIA...)

    Manoel Araújo

    ResponderExcluir
  6. e onde fica FÉ o AMOR e a caridade??????? Deus agora é mercadoria que se vende numa loja????? o céu agora vende terrenos igual aqui na terra????????? se continuar desse jeito daqui a pouco vamos conseguir compra saude em caixinhas na farmacia!!!!! POUCA VERGONHA..... falsos profetas !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelo!!!
    com relação a religião, você também poderia apresentar aos seus leitores a diversidade que temos. Acredito que é importante criticar, mas precisamos conhecer outras e nos identificar com alguma. Sua colega de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Oi colega, certamente. Obrigado pela visita. Irei acatar a sua sugestão. Grande e afetuoso abraço!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  9. CONSIDERANDO O MEDO
    Coisa alguma se te afigure apavoradora. A vida são as experiências vitoriosas ou não, que te ensejem aquisições para o equilíbrio e a sabedoria. Não sofras, portanto, por antecipação, nem permitas que o fantasma do medo te perturbe o discernimento ante os cometimentos úteis, ou te assuste, gerando perturbação e receio injustificado. Quando tememos algo, deixamo-nos dominar por forças desconhecidas da personalidade, que instalam lamentáveis processos de distonia nervosa, avançando para o desarranjo mental. Os acontecimentos são conforme ocorrem e como tal devem ser enfrentados. O medo avulta os contornos dos fatos, tornando-os falsos e exagerando-lhes a significação. Predispõe mal, desgasta as forças e conduz a situação prejudicial sob qualquer aspecto se considere. O que se teme raramente ocorre como se espera, mesmo porque as interferências divinas sempre atenuam as dores, até quando não são solicitadas. O medo invalida a ação benéfica da prece, esparze pessimismo, precipita em abismos. Um fato examinado sob a constrição do medo descaracteriza-se, um conceito soa falso, um socorro não atinge com segurança. A pessoa com medo agride ou foge, exagera ou se exime da iniciativa feliz, torna-se difícil de ser ajudada e contamina, muitas vezes, outras menos robustas na convicção interna, desesperando-as, também. O medo pode ser comparado à sombra que altera e dificulta a visão real. Necessário combatê-lo sistemática, continuamente. Doenças, problemas, notícias, viagens, revoluções, o porvir, não os temas. Nunca serão conforme supões.
    Uma atitude calma ajuda a tomada de posição para qualquer ocorrência aguardada ou que surge inesperadamente... A responsabilidade dar-te-á motivos para preocupações, enquanto o medo minimizará as tuas probabilidades de êxito. Jesus, culminando a tarefa de construir nos tíbios corações humanos a ventura e a paz, açodado pelos famanazes da loucura em ambos os lados da vida, inocente e pulcro, não temeu nem se afligiu, ensinando como deve ser a atitude de todos nós, em relação ao que nos acontece e de que necessitamos para atingir a glorificação interior.
    Joanna de Ângelis
    Do Livro: Leis Morais da Vida
    Psicografia: Divaldo Pereira Franco
    Editora: LEAL

    Sua colega de trabalho.


    --------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir