sábado, 3 de setembro de 2011

Severina

Assisti no último dia 31/08, na Secretaria de Educação do Estado, à mesa redonda com Miguel Falcão. Tratou-se de animação a partir dos quadrinhos criados pelo cartunista - numa transposição de linguagem de Morte e Vida Severina, do também pernambucano João Cabral. O belo projeto faz parte da grade de programação da TV Escola.

Em pouco menos de 55 minutos, a animação dá vida ao texto original – sem nenhuma alteração – de João Cabral de Melo Neto, em desenhos feitos a bico de pena. Com o uso de tecnologia 3D (três dimensões), a animação é resultado de uma parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. O custo... menos de 1/2 milhão de Reais. Bagatela, quando conferimos do trabalho.

Escrito entre 1954 e 55, o poema, considerado um marco na literatura nacional, narra a trajetória de um migrante nordestino até a cidade de Recife, ainda hoje a mais próspera da região. Com fortes elementos de crítica social, o texto já foi tema de teatro, música, filme, seriado de TV, de história em quadrinhos (leia-se Miguel), e agora, animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário