sábado, 6 de novembro de 2010

A xenófoba Mayara Petruso, um tipo barato de escrava branca dos dias de hoje

Todo o tipo de preconceito e discriminação deve ser combatido, rechaçado. É inconcebível que, em pleno século XXI, Hitler ainda faça escola. Mas, me enoja a bravata... o sensacionalismo com o qual tem sido propalado certos temas. As eleições gerais deste ano, que ocuparam espaço privilegiado no universo midiático brasileiro, cederam lugar a discussões tolas que afloraram agora um apartheid baldio entre nordestinos e 'sulistas' deste país multicultural.

A estudante de Direito Mayara Petruso, suscitada pela agenda infeliz de nossos candidatos - que optaram por diminuir o debate eleitoral, ao dizer que este é a favor do aborto e que aquele é contra nordestinos - alimentou, de seu twitter, a fome dos ressentidos que adoram uma discórdia, e que para tanto armam seus barracos..., vitimizam-se e se ocupam de chamar a atenção para si. Tomados por uma convulsão moral, eles se debatem, urram, fazem gracinha!

Pois eu quero dizer aqui que o comentário dessa moça não me afeta. Mayara deve ser daquelas patricinhas insuportáveis que não conhecem o prazer de uma boa leitura; suponho inclusive que seja do tipo que nos fins de semana superlota os shoppings para, no clímax de sua futilidade, como que num ritual de uma burquesia pífia, ser alvo fácil do consumo. Parece-me ser um exemplo prático de escrava branca dos dias de hoje.

Meninas como Mayara deleitam-se nesse mundinho hi-tech, mas são - no fundo - analfabetas digitais quando periclitam na ignorância do real objeto do universo pontocom. Coitada! Sendo da classe média alta paulista, seus pais devem regurgitar euros, reais, dólares e jóias, o que parece não ter sido suficiente - até agora -  para dar a ela o estímulo necessário para apreciar as Bachianas de Villa-Lobos, os quadros de Tarsila, as árias de Beethoven e Bach.

Mayara  é aquele arquétipo medíocre e narcizista de garota que passa horas na academia em busca de  pernas perfeitas, coxas e braços malhados, mas não exercita o cérebro. É adepta da subcultura e, não duvido nada, deve  consumir aqueles enlatados de mau gosto que o show business, a pessoas de alma muita fraca, impõe. Mayara é produto de uma sociedade bairrista e conservadora. Mayara é a reprodução do discurso plutocrático: eu tenho, eu posso!

Assim como Mayara, sou paulista; assim como Mayara, votei no Serra. Mas o bonde passa e as coincidências, por aí, param. Porque sou um suburbano que aprecia o lirismo  universal da poesia de Lenine; um pardo periférico que vê nas esculturas de Abelardo da Hora sentido, densidade artística... engenho; emergente folgado que degusta bom prato à base de farinha de mandioca, enquanto se inebria com a paisagem de Enseada e, quando as economias permitem, com o pôr do sol de Muro Alto ou Porto.

Aqui, decerto, há muito o que fazer. Não temos esgoto tratado. Não há assistência médica plural descente. Nossas escolas carecem de gestores profissionais que monitorem as ações e a adequada aplicação dos recursos. Precisamos, e é inegável, de agentes públicos responsáveis e probos. Entretanto, todos nós sabemos que isso não é exclusividade do Nordeste. E mais, nosso amor por este torrão jamais será afetado. Pois, ser nordestino, ainda que adotado, melhora a autoestima, afina o sangue e torna mais viçosa a pele.

Dar publicidade ao deslize de Mayara é energia demais desprendida à toa. Mayara Petruso, que cometeu crime grave, foi aleatoriamente pinçada como uma espécie de bode que - em praça pública - expia, servindo de prova material e inconteste ao nosso descomunal preconceito. Mayara não é ré, mas vítima do reflexo de um povo sorrateiramente maniqueísta e xenófobo, que como boiada ao toque do berrante, obedece apenas, e não estabelece reflexão sobre o que diz os seus, constituídos "democraticamente", representantes.

2 comentários:

  1. Eu sou a favor do aborto e aí? Sou uma Mayara? Votei no Serra e sou nordestina. Ah! e eu tb passei por um aborto ( não vou lhe dar a satisfação e nem dizer se foi espontâneo ou não) sou infeliz até hj por isso, é vc quem vai me julgar? Que vai me chamar de assassina? Esse seu comentário de criticar quem é favor do aborto não te torna muito diferente da Mayara.

    ResponderExcluir
  2. aposto que ela deve ter dinheiro,por q se nao tivesse fosse uma ''fudida'' da vida alguem ja tinha tomado uma providência contra isso, engraçado que todo mundo fala,sai em varios sites e mesmo assim ela nao deixa de escrever merda no twitter....pow gente vamo criar vergonha na cara e se mancar

    ResponderExcluir