quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ensino público: projeto de reeducação alimentar justifica o caráter social da escola


do Blog do Programa Travessia

As professoras Ana Carolina Barbosa da Silva, Patrícia Hander de Lucena Neri, Valdira Aquino de Melo, contando com a colaboração da supervisora do Travessia Médio Simoni Patrícia, desenvolveram na Escola Antônio Dias Cardoso, em Vitória de Santo Antão - PE, projeto sobre educação alimentar. "Sabor, Saúde e Poesia" envolveu alunos do programa de correção de fluxo idade/série das turmas 2009.

De acordo com as autoras, a ação buscou alertar os discentes para a necessidade de uma alimentação de qualidade, visando um melhor desenvolvimento humano, exercitando e desenvolvendo - inclusive - competências nas áreas de Biologia e Língua Portuguesa, uma vez que a atividade serviu também ao lançamento de uma pequena coletânea contendo receitas culinárias e poéticas de alunos e professores do Travessia.

Segundo, ainda, as articuladoras, "Sabor, Saúde e Poesia" procurou dar especial atenção a um de seus propósitos primários: orientar as famílias dos educandos, fazendo-os multiplicadores do conhecimento desenvolvido e proporcionando a possibilidade de melhorias para a comunidade escolar como um todo. O projeto foi apresentado no último Encontro de Gestores e Supervisores do Programa Travessia, no município de Bezerros.

Para a prof.ª Carol Barbosa, sua relevância residiu no fato da escola atender a pessoas advindas de comunidades carentes, que muitas vezes chegam à escola mal alimentadas, ou sem alimentação alguma. "Orientar tais pessoas em torno de formas simples, baratas e eficazes de reorganizar a sua alimentação, trará benefícios na melhoria da qualidade de vida de toda a família e do próprio rendimento escolar de nossos alunos". Ratificou.

Para quem desejar copiar a ideia...

Foram realizadas pesquisas, palestra com nutricionistas, produção de textos, troca de receitas entre os alunos, envolvimento de alunos e professores, o que gerou uma nova visão sobre o que é uma alimentação de qualidade, culminando na elaboração de cadernos de receitas culinárias e poéticas, permeado por poemas que tratam do mesmo tema, multiplicando essas informações para a comunidade escolar como um todo.

Revisão, em sala de aula, do valor nutricional dos alimentos, da pirâmide alimentar, e da necessidade alimentar dos indivíduos de acordo com sua idade, altura, peso, sexo e atividades físicas que realizam fizeram parte do corpus que deu fundamentação ao trabalho. A exibição do vídeo Comer é um Direito, do Projeto Educação à Mesa, da Fundação Roberto Marinho contribuiu, também, para a realização do projeto.

Foram propostas pesquisas em livros, revistas especializadas e internet sobre doenças causadas pela má alimentação e utilização dos dados obtidos para discussão em sala de aula e maior conscientização por parte do alunado; Troca de receitas entre os alunos (receitas de família e pesquisadas), estudo do gênero textual “receita” e elaboração de receitas poéticas colaboraram para dar um tempero especial a este "cardápio".

Veja o que disseram os alunos!

"Eu aprendi a comer tudo o que eu preciso para ter uma vida saudável e ficar satisfeita, porque eu comia muito e não me sentia bem."
(Valdicélia - aluna)

"Eu comia muito, mas depois da palestra eu descobri que comer muito não é ter uma boa alimentação e agora sei como aproveitar melhor as vitaminas de que meu corpo precisa. Tudo foi muito importante, porque mudei meus hábitos e estou me sentindo muito melhor."
(Luzia Maria - aluna)

"Sou uma pessoa que não gostava de tomar café da manhã, me alimentava mal. Tivemos uma palestra com uma nutricionista e ela me orientou a ir acostumando o meu organismo aos poucos. Fiz o que ela sugeriu e me sinto melhor."
(José Rooseveltt – aluno)

"Nós aprendemos muitas coisas sobre a importância da boa alimentação, sobre as vitaminas e sais minerais. Aprendemos sobre alguns males que os alimentos podem auxiliar no tratamento e ajudar no bom funcionamento do organismo."
(Paulo Aramis - aluno)

"Os alimentos são delícias fundamentais para o desenvolvimento do nosso corpo. Devemos nos alimentar bem, fazer uma mistura bem bonita dos alimentos, comendo frutas, verduras, carnes, leite, etc. A má alimentação pode trazer muitos transtornos e desequilíbrio ao organismo."
(Isabela Gomes – aluna)

O que nós - da Equipe de Coordenação do Travessia Médio - poderíamos dizer, além de dar os parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo projeto?! Recomendamos a disciplina e o trabalho articulado... coeso, a fim de constituirmos o melhor caminho para que performances - como esta - multipliquem-se e garantam, através da atuação de alunos e professores, o papel socializador da escola. Eis aqui uma lição. Copiem!

2 comentários:

  1. Olha só, que maravilha de projeto! A boa alimentação é essencial para melhorias em diversos aspectos de nossas vidas. Muito boa e importante esta iniciativa. Parabéns às educadoras responsáveis e em especial para Simone Patrícia, que a conheço e é muito querida por mim.

    Marcelo, o seu blog é muito informativo e últil. Já estou te seguindo e venho sempre por aqui para conferir as novidades.

    Um forte abraço e sucesso na trilha!

    Me visita mais vezes tb e se der, me segue, ficarei mto feliz ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, senti saudades dos teus escritos por isso estou de volta fuçando tudo, bjo.

    ResponderExcluir