sábado, 23 de abril de 2011

Há quanto tempo...


Bem gente!, esta fotografia é só para ilustrar a razão pela qual ando, por algum tempo, ausente deste espaço. Trata-se de parte da nossa equipe de professores do Programa Travessia - Médio 2011, quando em reunião no auditório do Hotel Canariu´s - em Gaibu.

Pois é, desde que assumimos, em fevereiro, (Eu e a prof.ª Zoraide de Deus) a Coordenação do projeto, na Gerência Regional de Educação da Mata-Centro, tempo tem sido algo assim... muito raro. Em contrapartida, os desafios têm sido imensos.

Gerir um programa de distorção idade/série, que conta com um time de 148 profissionais da Educação, em 12 municípios, atendendo aproximadamente 2.500 alunos requer o tato que só começo a descobrir agora.

Vez ou outra me pego rindo do discurso formalístico e ingênuo - típico dos que desconhecem o funcionamento da máquina pública. Na prática, a gente vê como tudo é tão diferente. Administrar conflitos, amansar o próprio ego e conter o fogo-amigo é um exercício de luta.

O projeto Travessia - Médio da GRE Mata-Centro é, sem dúvida, um microcosmo da gestão pública. Entretanto, sem medo de cair na presunção piegas do "achar-se", é possível afirmar - com conhecimento de causa - que gerir aquilo que é de todos não é tarefa fácil.

Todavia, a despeito das viúvas - que custam a admitir as mudanças - e apesar da torcida desfavorável de um ou outro invejoso decadente, é preciso calibrar a relha, tocar a boiada e promover o bom arado e a boa semeadura. Porque chegada a colheita, é inexorável o fruto.

Até lá, lavremos..., cortemos a terra!

Um comentário:

  1. é marcos,quando chegamos ao poder a história é outra.tudo muda,o discurso é outro.que diga o velho:lula.e principalmente o entusiasmo de mudança fica amarrado pelos bajuladores de plantão.o poder é hipinotizador.

    ResponderExcluir