sábado, 27 de junho de 2009

Poesia: produto de primeira necessidade

Foto: Marcelo De Marco

O polêmico e inovador cineasta, poeta e agitador cultural vitoriense – do bairro periférico de Águas Brancas – José Bezerra de Oliveira, o popular JB, lança livreto com poesias em supermercado. Homenageando o escritor romântico português Camilo Castelo Branco, o trovador da Terra das Tabocas publica o seu "AMOR DE PERDIÇÃO – Quem nunca teve um amor não correspondido?", e seduz com os seus versos um público-leitor fiel: as donas de casa.

José Bezerra OliveiraJB divulgou hoje (27), em primeira mão, a sua coletânea de poemas – em meio a produtos alimentícios, como farinha, arroz e o nosso feijão de cada dia. Para ele, poesia também alimenta, devendo fazer parte – portanto – de uma cesta básica que se preze. Colaboraram para o projeto os empresários Jaílton Albuquerque (PALÁCIO DOS ALIMENTOS) e Helcias Jr. (ÓTICA BRASIL).

Na década de 80 muitos poetas utilizavam-se do mimeógrafo para divulgar os seus trabalhos, como: Leminski, Cacaso, Chacal e o pernambucano Miró – os chamados Poetas Marginais. Em trabalho gráfico artesanal, JB bebe na fonte desses ícones que viveram à margem do mercado editorial e, criativamente, engendra o seu próprio selo: GE – Guerrilha Editora para distribuir os seus livros ao custo módico de R$ 1.

Vai aqui uma "palhinha":

O barco do amor

Perdidos os remos,
O barco faz
O próprio destino:
Que é seguir à deriva.
Se formos a pique,
O leito do mar
Será o nosso leito.

[Entre em contato com o poeta! (jb1969@bol.com.br)]

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