domingo, 14 de junho de 2009

Obra do poeta Joaquim Cardozo esquece organizador

Foto: Divulgação

No ano de 2004 recebi contato de um senhor à procura de alguém para digitar parte da obra (prosa) do engenheiro e calculista Joaquim Cardozo. Tratava-se de Everardo Norões, que por intermédio de Heloísa Arcoverde contratou meus serviços. Para mim, eram épocas de espigas miúdas. Vacas magérrimas. Heloísa sabia disso. Agradeci e agradeço muito.

Hoje, transcorridos 5 anos, abro o DP e leio que a edição do volume Poesia completa e prosa, que reúne a obra do escritor pernambucano, editada pela Nova Aguilar em parceria com a Massangana, chegou às livrarias sem os créditos da organização do poeta Everardo Norões. O também poeta Mário Hélio, em nota editorial para apresentar o trabalho, sequer cita o nome de Norões.

Na matéria assinada por Thiago Correia, dá a entender que tratou-se mesmo de birra, pois, ao longo de 25 páginas, em nenhum momento o grandiloquente Hélio cita o nome de Everardo. Thiago, em seu texto lembra ainda que, 'Coindicidência ou não, na nota há a seguinte passagem na página XIII: "Publicar um poeta da grandeza de Cardozo é algo tão honroso que importa menos quem o faz e mais como o consegue fazer".'

Querido Norões, você é MAIOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário