Diário de classe de papel já era! Em substituição àquele volume de "cadernetas" que os professores teriam de manusear, todos os anos, surge agora - na plataforma do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco, o SIEPE, o formato eletrônico. A mudança será gradual e começará, inicialmente, em 100 (cem) escolas. As unidades precisam - necessariamente - atender a critérios de infraestrutura (rede física e rede lógica).
Pelo visto, os técnicos da Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação - GGTI terão muito trabalho, uma vez que o que se observa - em grande parte dessas escolas - é uma conexão à internet capenga, deficitária. Especialmente quando os professores precisam compartilhar o acesso com os tablets dos estudantes.
Elogios, no entanto, aqui cabem: o meio ambiente agradece à iniciativa desta permuta. Serão menos árvores cortadas e, portanto, uma perspectiva de impacto atenuado. Outra questão tem a ver com a transparência das informações e a impossibilidade, pelo menos no campo virtual, de fuga aos eixos e temáticas propostos para cada série. Os pais poderão, de casa e com maior automaticidade, acompanhar o rendimento do filho.
Na GRE Mata Centro (Vitória de Santo Antão), apenas a Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros consta na relação publicada no Diário Oficial do último dia 19, através da Instrução Normativa nº 04/2013, que não teve efeito retroativo e, deste modo, entrou em vigor a partir da data de sua publicação. Em 2014 mais escolas migrarão para esse formato.
Confira aqui a Instrução Normativa nº 04/2013 e a relação completa das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário