terça-feira, 28 de julho de 2009

Vanildo de Pombos e a semente de seus versos em literatura de cordel

Foto: álbum de 2004

Vanildo Vítor Cavalcante era para ser Ivanildo. Mas sabe como é...! No cartório a moça datilografou VANILDO. E ficou! O paranaense que migrou cedo para a Terra do Rei do Baião virou Vanildo de Pombos e herdou a sanfona do velho sanfoneiro. Tocou na Broadway, durante o Festival do Lincoln Center e orgulhou a pequena cidade do agreste de Pernambuco.

Infelizmente, há 1 ano (26 de julho), Vanildo foi brutalmente assassinado à porta de sua casa. Sua esposa - Cláudia, e sua filha - Mª Clara ainda choram. Todos que aprenderam a admirar o mais genuíno ritmo nordestino também lamentaram e aguardam até hoje providência.

Tive a honra de conhecer Vanildo em 2002, num evento para alunos de pós-graduação, quando eu trabalhava nas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Sua poesia seduziu a minha curiosidade pelo forró pé-de-serra, ao qual ele esteve tão vinculado.

Passados esses anos, depois daquele encontro casual, reencontrei Vanildo nas palavras cheias de saudade de sua querida esposa - da qual agora sou professor. Em trabalho recente de produção textual - gênero: literatura de cordel, Cláudia Silva fala, na surpresa de seus versos, daquele que ela própria intitula de passarinho cantador.

Brevemente postarei aqui maiores informações e, quem sabe, uma "palha" e um "punhado" de boa poesia nascida por acaso. Aguardem!

3 comentários:

  1. Vanildo Vítor Cavalcante...
    Grande homem, grande amigo, grande irmão...também tive o prazer de conhecer a pessoa do "Vanildo de Pombos". Homem legítimo,temente a Deus, humilde e sempre pronto a ajudar o próximo. Foi com este espírito de honestidade, humildade e companheirismo que o Vanildo conquistou seu público.
    Descanse em paz, Vanildo!
    Eternas saudades de sua família e amigos!

    P.S.: Marcelo estaremos esperando os versos que você prometeu postar futuramente.

    Um abraço

    Manoel Araújo

    ResponderExcluir
  2. é gente Vanildo é tudo isso e muito mais que todos esses elogios, tive tambemn o privilegio de conhece-lo, e o que encatava nEle era a sua simplicidade de ser VANILDO DESCANSE EM PAZ...

    ResponderExcluir
  3. Nao cheguei a conhece-lo mais tenho profunda admiracao por cordel.
    E ele como varios outros a qual escrevem cordel merecem reconhecimento.
    Pena que tantas outras pessoas preferem admirar 5 segundos de fama como os funks,sem letra,sem sentimento e sem respeito.

    Tenho certeza que DEUS o colocou VANILDO em um lugar cheio de paz.

    ResponderExcluir