sábado, 16 de novembro de 2013

O Sarau!


Este é o SARAU DE CHICO, um projeto que nasceu no espaço da sala de aula, com estudantes de ensino médio da EREM BEZERROS (Escola de Referência em Ensino Médio Bezerros). A ação teve como finalidade levar a poesia, o esmero estético e o caráter reflexivo do nosso grande compositor CHICO BUARQUE DE HOLLANDA. É um trabalho que nos enche de orgulho!

Contando com 46 estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio BEZERROS, o SARAU DE CHICO é a primeira iniciativa do NEGRa - Núcleo de Estudos de Gênero e Raça, e serviu de espaço ao exercício de jovens muito talentosos: do teclado ao violão, do pandeiro ao violino, do clarinete ao saxofone.

Como se não bastasse, eles próprios desenharam com, muita criatividade - os seus figurinos. Somaram ao espetáculo de 90 minutos, dança contemporânea e disposição de fazer refletir sobre questões como a VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DIVERSIDADE SEXUAL e RACISMO, através do cancioneiro de Chico.

Já realizamos 5 (cinco) apresentações: 3 (três) para os nossos mais de 700 estudantes - em 30 de outubro; outra no centro da cidade de Bezerros (Quadra do SISTEMA EDUCACIONAL RADAR), em 08 de novembro - por ocasião da tradicional feira literária Feslab, e por último, em 12 de novembro - uma para os estudantes do CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE, pais e responsáveis - que vibraram e aplaudiram de pé.

GENI E O ZEPELIM, A HISTÓRIA DE LILY BRAUN, OLHOS NOS OLHOS, TERESINHA, FOLHETIM, MIL PERDÕES, O MEU AMOR, MULHERES DE ATENAS, PEDRO PEDREIRO, O QUE SERÁ (À FLOR DA PELE) e O MEU GURI são canções que serviram de plataforma para, sem nenhum exagero, o desenvolvimento artístico desses jovens, com performances que surpreenderam a todos.

Entre os anos 2005 e 2007, por ocasião do curso de pós-graduação (lato sensu) LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS, na UFPE, e sob a orientação do Prof. Dr. Aldo Lima, defendi o seguinte projeto monográfico: A CANÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL DE LEITURA NA ESCOLA: CHICO BUARQUE DE HOLLANDA. Desde então, já se vão 03 saraus. (RECITAL LÍTERO-MUSICAL DO SESC - 2006, SARAU DA GUIOMAR - 2008 e agora o SARAU DE CHICO).

Vai, portanto, aqui, o meu agradecimento a Ana Xavier - gerente regional da GRE Mata Centro, que em parceria com a Prefeitura Municipal de Pombos, através de regime de permuta, possibilitou a mim - particularmente – disponibilidade para trabalhar, mais detidamente, tais temáticas, de forma lúdica e prazerosa com esses educandos. À Secretaria Executiva de Educação Profissional e à Secretaria da Mulher - pelas orientações e carinho. A Êda Cabral - nossa gestora, aos professores. A estes JOVENS E VALOROSOS EDUCANDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário